A partir de hoje, Portugal volta a “vestir” as cores da seleção nacional neste começo do Europeu de Futebol, que chega um ano mais tarde devido à pandemia de COVID-19. A equipa das quinas já está na Hungria a preparar o primeiro jogo com a própria seleção anfitriã, mas o campeonato começa hoje com a partida inaugural Turquia e Itália.
A equipa do SAPO Desporto vai estar em cima dos acontecimentos e vai fazer o acompanhamento das partidas, com reportagens e todas as notícias relacionadas. Mas procurando ir um pouco mais além, e uma vez que a situação pandémica nos ensinou a importância do digital, o SAPO Desporto fez uma parceria com a organização de desportos eletrónicos Grow uP Esports para a realização de uma simulação do Europeu. Mais que os habituais bitaites e prognósticos antecipados dos resultados, porque não prever os resultados das partidas de comando na mão?
Assim, a iniciativa vai realizar-se no famoso jogo de futebol eFootball PES 2020, o título oficial do Europeu, onde serão feitas as respetivas antevisões das partidas em formato virtual. Os atletas do clube vão assumir as seleções e disputar as partidas, fazendo comentários e reações em direto, e no final tentar compreender se os resultados no jogo fazem jus ao real.
No entanto, apesar das fases de grupos estarem em sintonia com o calendário, os resultados apurados pelos atletas da Grow uP são os que vão ser considerados. E por isso, na fase das eliminatórias, as seleções que seguem em frente vão certamente diferir com o real. O objetivo é encontrar o campeão europeu alternativo através do videojogo, que pode, ou não ser o mesmo da realidade. Será que Portugal vai revalidar o título?
Grow uP Esports é uma das organizações de desportos eletrónicos mais antiga de Portugal
Em conversa com Telmo Silva, o presidente da Grow uP Esports, a organização atua no mercado de forma ininterrupta há 19 anos. “Embora nos últimos anos a estratégia da associação tenha passado pelo investimento pela vertente educacional dos Esports, a Grow uP tem hoje equipas a competir em Free Fire, Valorant, FIFA e eFootball Pro Evolution Soccer, entre outros”.
Telmo Silva refere que o mais recente projeto da organização é o lançamento do Espaço Grow uP Arena Sintra, inaugurado no final do mês de maio em parceria com a Câmara Municipal de Sintra. “Um espaço que tem como objetivo o desenvolvimento de Academias e preparação das equipas da Associação, assim como ser um local de excelência para a identificação de talentos na região de Sintra que possam vir a vingar na área dos Desportos Eletrónicos”.
Relativamente à sua equipa de eFootball Pro Evolution Soccer, conta com duas novas contratações e regressos a casa: Miguel “Yiou” Lopes e Bruno “B10_Joker” Duarte. “Ambos jogadores internacionais que representaram Portugal por diversas vezes. Bruno Duarte esteve inclusive na fase final do Mundial de Esports em 2019 na Coreia”. Bruno Duarte é mesmo um dos jogadores da seleção nacional que se apurou em primeiro lugar no grupo do UEFA eEURO 2021.
Atualmente, a Associação apenas conta com jogadores semiprofissionais a competir, ou seja, jogadores que são remunerados, mas cuja ocupação única não são os Esports, esclarece Telmo Silva. O presidente da organização salienta a importância dos desportos eletrónicos no main stream, dizendo que “os eSports fazem cada vez mais parte do tecido social, não só nacional como internacional e passa a ser normal vermos competições e jogadores serem levados a sério. Para quem viu os Desportos Eletrónicos nascer e crescer na anonimidade e ver onde estão hoje é motivo de grande satisfação. É a validação do árduo trabalho nas últimas duas décadas”.
Explicando o impacto da pandemia de COVID-19 nas competições, Telmo Silva diz que, como qualquer outra indústria do mundo, também os eSports foram impactados pela situação atual. “Todos os eventos presenciais foram cancelados ou adiados para 2021 e a retração no investimento das marcas tem criado um ambiente de grande incerteza em competições, equipas e jogadores”. No entanto, considerando que os eSports vivem no virtual, a indústria adaptou-se rapidamente e passou a um cenário competitivo 100% online, com todas as competições disputadas via internet.
Por outro lado, salienta que com todas as competições de desporto tradicional paradas, foram promovidas várias iniciativas que permitiram cruzar desportistas reconhecidos de várias modalidades, tais como o futebol e automobilismo, com os profissionais de eSports. “Estas ativações têm ajudado na promoção dos Desportos Eletrónicos como complemento aos desportos tradicionais e a torná-los mais mainstream do que nunca.”
Questionado sobre sendo Portugal um país com fortes tradições ao futebol, como se portam as competições eletrónicas associados a PES e FIFA, o líder da Grow uP concorda com o peso dos simuladores de futebol. “Se por um lado, é mais acessível para um jogador entrar no mundo competitivo de FIFA ou Pro Evolution Soccer, por outro, sendo um desporto que todos conhecem, existe maior facilidade em as massas acompanharem as competições”. O futebol virtual contrasta com outras competições, como o CS: GO e o League of Legends, “dadas as características próprias dos jogos e a sua complexidade para quem não é gamer”.
Ao longo das próximas semanas, a Grow uP vai acompanhar o SAPO Desporto nas previsões das partidas, sempre de comando na mão em eFootball PES 2020, apresentando os seus atletas e comentários ao longo das partidas. A começar com o primeiro jogo do campeonato, Turquia e Itália.
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