O mercado dá sinais de saturação do formato de ação por equipas. Veja-se o encerramento de Concord, poucos dias depois do lançamento ou recentemente a Ubisoft que anunciou que iria fechar XDefiance. São apenas dois exemplos de um mercado que parece focado nos títulos já enraizados no mercado.
É por isso de estranhar que a Epic Games tenha anunciado um novo modo para Fortnite exatamente nesta vertente de jogo em equipa, entre duas formações compostas por cinco jogadores (5X5). Mas em vez de um formato arcade e descontraído, como os títulos referidos, o novo formato chamado Ballistic procura uma jogabilidade mais tática, neste caso, piscando o olho a Counter-Strike 2 da Valve e Valorant da Riot Games.
Veja na galeria imagens de Ballistic:
Para começar, o novo modo vai aproveitar a massiva comunidade já existente de Fortnite, sendo bem mais fácil de atrair jogadores para o formato. E mesmo que não consiga, estes continuam “em casa”. Mas pode ser uma oportunidade da Epic Games atrair novos jogadores que procurem experiências táticas. O novo modo de jogo está disponível em todas regiões onde existe Fortnite.
O novo modo chega em acesso antecipado no dia 11 de dezembro, em formatos a contar para o ranking e sem essa classificação. Ballistic será jogado na primeira pessoa, um regresso da Epic Game aos tempos de Unreal Tournament e será semelhante aos seus concorrentes, mas introduz apenas um primeiro mapa, Skyline 10. Também serão adicionadas algumas armas e itens limitados, estando prometido a introdução de mais elementos, baseado no feedback dos jogadores.
O formato será jogado por rondas, salientando a estratégia e o trabalho tático da equipa, para vencer a partida. Sem qualquer modo de construção presente em Fortnite, os jogadores podem utilizar todos os elementos cosméticos da sua coleção, sejam fatos, skins, sprays, emotes, etc.
Em Ballistic, os jogadores são divididos em duas equipas, uma a defender e a outra a atacar. Quem ataca tem como objetivo plantar um equipamento para abrir pontos de Rift em um dos dois locais do mapa. Quem defende tem de evitar que este equipamento seja ativado e detonado. Qualquer semelhança com a colocação e defesa da bomba em Counter-Strike não é, obviamente, uma coincidência.
Veja o teasing:
Tal como os jogos concorrentes, cada morte é permanente na ronda, sendo que esta termina caso o equipamento seja detonado (demora 45 segundos depois de ativado) ou uma das equipas totalmente eliminada. Os encontros prometem ser mais curtos, vencendo a equipa que some 7 vitórias no mapa. Em Counter-Strike é previso 13 rondas e com dois pontos de diferença para evitar prolongamentos (overtime).
E as mecânicas prometem ser muito familiares com Counter-Strike 2 e Valorant. Cada jogador começa a partida com uma pistola e 800 créditos. Os créditos são amealhados com a eliminação de adversários ou colocando a “bomba”. Terão depois de gerir esses créditos no início de cada ronda na aquisição de armamento mais poderoso. Ao sobreviver a uma ronda vai manter o equipamento e escudos para o próximo. Mas também pode largar armas e granadas para os colegas, assim como recolher o equipamento dos inimigos derrotados.
Com o lançamento de Ballistic, a Epic Games procura regressar certamente aos grandes palcos competitivos dos eSports. Resta esperar pela aceitação dos jogadores e como este modo se desenvolve no futuro.
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