No rescaldo da vitória da equipa portuguesa do torneio solidário Valorant Spike Nations of Twitch para a Europa, uma parceria entre a Riot Games e a plataforma de streaming, realizou-se um Q&A que reuniu Alberto Delgado, Brand Manager do VALORANT para Portugal, Espanha e Itália, o capitão da seleção de Portugal João “Darkzone” Narciso e Isabel Jonet, Fundadora e Presidente do Banco Alimentar. O objetivo foi discutir como duas indústrias completamente diferentes conseguiram juntar-se para criar valor aos mais necessitados.
O torneio juntou 10 equipas em competição durante três dias, cada uma tentou assegurar a sua fatia do prize pool solidário de 100.000 dólares. Mas coube a Portugal a grande vitória, conseguindo angariar 31.595 euros para causas sociais, tendo sido escolhido o Banco Alimentar.
A seleção de Portugal foi composta pelos jogadores João Narciso (conhecido como “Darkzone”), Guilherme Bento (“MeetTheMyth”), Rui Ribeiro (“TugaTV”), Carlos Nunes (“K0mpa”) e João Borges (“Turlin Nole”), e manteve-se invicta no Grupo B, encontrando Espanha nas meias-finais e, por fim, venceu a Grande Final frente ao Reino Unido.
A missão do Banco Alimentar é lutar contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os a pessoas carenciadas através da distribuição gratuita dos mesmos que chega já a mais de 390.000 pessoas. Isabel Jonet demonstrou-se positivamente surpreendida pelo caracter social da indústria dos eSports e pelo cruzamento de dois mundos “que à partida não se cruzavam”. Agradeceu pela escolha do Banco Alimentar como destino do prémio monetário, salientando que “o valor do prémio dá para comprar 70 mil litros de leite”.
Alberto Delgado, representante da Riot Games para VALORANT, salientou que o evento foi uma forma da editora agradecer à comunidade tudo o que fez pelo lançamento bem-sucedido do jogo nos diversos territórios europeus. A empresa escolheu a Blast como plataforma para o torneio pela sua vasta experiência na organização. Afirmou que de momento não estão previstos mais eventos sociais deste cariz, mas estão satisfeitos com o resultado obtido e espera que haja mais oportunidades para criar outras iniciativas no futuro de forma a ajudar as causas sociais.
Por outro lado, Isabel Jonet afirmou que o máximo que tinha de contacto com os videojogos era quando chamava os filhos para ir para a mesa quando estavam a jogar. No entanto, destaca um episódio em que percebeu a importância do mundo dos videojogos, que foi quando o seu terceiro filho ofereceu ao irmão ações de uma empresa de gaming, invés de uma prenda “física”.
Já o jogador Darkzone, pelo seu dever social, revelou-se muito feliz por ter vencido a competição, mas estava longe de pensar que iria sequer passar da fase de grupos. Destaca que não é muito difícil chegar ao ponto competitivo que estavam quando venceram, bastando treinar e ter alguma disciplina. Até porque o jogo é relativamente recente e torna-se mais rápido o surgimento de outras estrelas, mesmo que venham de outros títulos competitivos. No seu caso foi mesmo Fortnite, afirmando que deixou de se divertir no famoso battle royale, tendo agora encontrado em Valorant a alegria que tinha perdido de jogar.
Apesar de receber subscrições na Twitch e doações dos seus fãs, o jogador salienta que a sua participação valeu a pena, porque resultaram num valor muito elevado de 100 mil euros para distribuir. “Uma pergunta que me fizeram antes da competição foi quanto esperava ganhar, ao que respondi 30 mil euros, que era o valor da vitória”, salienta Darkzone, referindo que não se vai esquecer desse dia.
A responsável pelo Banco Alimentar mudou a sua opinião sobre os videojogos. Se inicialmente via o gaming como algo viciante, depois desta iniciativa nobre e social, notou que há uma parte humana neste trabalho. “É um mundo que desconhecia e aprendi a respeitar, porque tem preocupações em dar algum sentido a quem se empenha muito nos jogos. A motivação adicional pela causa social fez com que os jogadores se empenhassem mais para vencer”.
No que diz respeito ao seu trabalho, Isabel Jonet destaca que a pandemia trouxe sobretudo o pedido de ajuda de pessoas mais jovens ao Banco Alimentar, e que na véspera deste encontro com os jornalistas tinha atendido 106 pedidos de auxílio, “há pessoas que desde março não trabalham, tais como feirantes, artistas ambulantes, os técnicos do sector cultural que estão sem trabalho”.
Do momento de tensão que criava com os filhos, Isabel Jonet passou a olhar para os jogos de forma diferente. Fazia-lhe confusão os filhos jogarem online com pessoas que não conhecia, mas agora entende que os riscos podem não ser tão elevados como pensava.
Questionado como vê o desenvolvimento de Valorant em Portugal em 2021, Alberto Delgado considera o país um mercado importante, ainda que não tão grande como Espanha. Mas considera impressionante a quantidade de jogadores apaixonados, e ter provado que conseguem ter equipas competitivas a nível internacional, como se viu pelas vitórias amealhadas nos torneios.
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