Depois da Federação Norueguesa já ter confirmado, foi a vez da própria UEFA colocar fim a qualquer dúvida que pudesse ainda exisitir e confirmou o adiamento do Euro2020 para 2021

No comunicado publicado no site oficial do organismo, Aleksander Ceferin, presidente da UEFA afirmou que a decisão de adiar o Europeu acarreta custos elevados para a organização, mas que a saúde dos adeptos, das equipas e do staff eram mais importantes.

"A saúde dos fãs, do staff e dos jogadores tem de ser a nossa prioridade número um (...) Alterar o EURO 2020 traz um grande custo para a UEFA (...) O propósito acima do lucro tem sido o nosso lema ao tomarmos esta decisão para o bem de todo o futebol europeu", escreveu.

A possibilidade de jogar à porta fechada também foi mencionada por Ceferin, que a considerou inaceitável.

O presidente da UEFA agradece ainda às federações nacionais, bem como às ligas, à Associação Europeia de Clubes e ao FIFPro pelo seu trabalho durante o dia de hoje, revelando ainda que todos os detalhes desta decisão serão trabalhados nas próximas semanas.

"O futebol é uma força poderosa e motivante na sociedade. A hipótese de celebrarmos um festival de futebol pan-Europeu em estádios vazios, com 'fan zones' desertas, enquanto o continente está em casa em isolamento, é uma hipótese sem alegria e uma que não poderíamos aceitar no 60.º aniversário da competição", escreveu.

O presidente da organização agradece ainda "à Associação Europeia de Clubes, às ligas europeias e à FIFPro Europa pelo seu excelente trabalho hoje e pela sua cooperação" e às "55 federações, aos seus presidentes e secretários gerais e aos meus colegas do Comité Executivo pelo seu apoio e decisões sábias", revelando ainda que os detalhes da decisão serão conhecidos nas próximas semanas.

Além de destacar a decisão da Conmebol de adiar a Copa America, Ceferin agradece ainda a Gianni Infantino, presidente da FIFA, que indicou "que fará tudo o que for necessário para que este novo calendário funcione".

"Num cenário de crise, o futebol mostrou o seu melhor lado com abertura, solidariedade e tolerância", concluiu.

Com a alteração do Europeu, a UEFA anunciou ainda a alteração das datas dos 'playoffs' para o Euro, que passaram deste mês de março, para a janela de encontros internacionais do próximo mês de junho.

Sobre a Liga dos Campeões e a Liga Europa, foi criado um grupo de trabalho para analisar as possibilidades e qualquer decisão relacionada com as outras competições, quer de clubes quer de seleções, serão anunciadas oportunamente.

*artigo atualizado às 14h41

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.